Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia
Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia

Avaliação do ambiente vaginal em usuárias de contraceptivos hormonais combinados

Maria Francisca Alves

Alves, MFA. Avaliação do ambiente vaginal em usuárias de contraceptivos hormonais combinados. São Paulo, 2001. Dissertação (mestrado)– Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo.

A preocupação com as modificações que o uso de contraceptivos hormonais induzem no ambiente vaginal e a detecção de possíveis riscos à saúde de mulheres usuárias deste método justifica o interesse nesta pesquisa, considerando o grande número de mulheres que se servem deste método, por ser de alta eficácia.

Pesquisamos o ambiente vaginal através de exames bastante simples e abrangentes: medição do pH, bacterioscopia do conteúdo a fresco e pelo método de Gram e colpocitologia oncológica.

Os grupos estudados foram constituídos por mulheres atendidas nos ambulatórios de Planejamento Familiar e Ginecologia Geral de Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, constituindo-se quatro grupos, sendo três de usuárias de contraceptivos hormonais combinados e um grupo controle, com acompanhamento trimestral durante seis meses.Todas as mulheres eram sexualmente ativas neste período.

A análise dos dados mostrou que houve interferência no pH vaginal dos grupos que usaram a medicação. O tipo de flora vaginal sofreu modificações em dois dos grupos de usuária do método, não havendo entretanto mudanças significativas na composição da micro flora em todos os grupos. A prevalência de fungos no ambiente vaginal não sofreu modificação assim como o valor de maturação das células do epitélio vaginal.

A modificação no tipo de flora em dois grupos que usaram contraceptivos hormonais podem estar associados com a mudança de comportamento sexual, considerando o aparecimento de Trichomomas vaginalis e o aumento da média de números de parceiros neste grupo.