Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia
Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia

Vacina contra HPV em adolescentes e adultas

A vacinação contra o HPV é a nossa principal arma para eliminarmos os canceres causados por esse vírus, principalmente o câncer de colo uterino que ainda causa a morte de tantas brasileiras. Vacinar as adolescentes com uma cobertura de pelo menos 90% é fundamental. Mas temos gerações de mulheres adultas não vacinadas, e para essas também é importante a vacinação.

Temos no SUS a vacina quadrivalente, comprovadamente efetiva e segura, liberada para adolescentes de 9 a 14 anos, atualmente (2025) possível até 19 anos, e em algumas situações especiais até 45 anos, como por exemplo, pessoas que vivem com HIV e pacientes oncológicos.

No serviço privado, temos a vacina nonavalente, que aumenta a proteção em torno de 20% quando comparada a quadrivalente, ultrapassando os 90% de proteção, registrada para pessoas de 9 a 45 anos. Importante o esclarecimento e orientação para que as pessoas se vacinem e se protejam!

 

Referências

  1. Fialho SC, Roteli-Martins CM, Neves NA, Magno V, Santos AL, Teixeira JL. Human papillomavirus vaccination for adult women. Rev Bras Ginecol Obstet. 2025 edição especial 1.
  2. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Vacinação na adolescência. 3a ed. São Paulo: FEBRASGO; 2024. (Protocolo FEBRASGO-Ginecologia, n. 25/Comissão Nacional Especializada em Vacinas).
  3. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Vacinação da mulher adulta e idosa. 3a ed. São Paulo: FEBRASGO; 2024. (Protocolo FEBRASGO-Ginecologia, n. 26/Comissão Nacional Especializada em Vacinas).

 

CLIQUE AQUI e assista este conteúdo em formato de vídeo.


Dr. André Luis Ferreira Santos é Mestre, doutor e pesquisador do programa de pós-doutorado pela Unicamp. Professor da Universidade de Taubaté e Centro Universitário de Valença. Membro CNE de vacinas da Febrasgo.