Para distinguir Vaginose Citolítica da Vulvovaginite por Cândida, devemos considerar o histórico da paciente, os achados do exame físico, as características do corrimento, pH vaginal e os exames laboratoriais.
As características clínicas das duas entidades são muito semelhantes, contudo apresentam achados laboratoriais diferentes o que demonstra a importância de conduzir uma investigação precisa baseada em exames laboratoriais e não apenas critérios clínicos.
Os sintomas de ambas são corrimento esbranquiçado e prurido de intensidades variáveis que piora no período pré-menstrual. Pode haver queixa de queimação, disúria e dispareunia.
Ao exame clínico, é encontrado um conteúdo vaginal geralmente aumentado, de aspecto fluido ou em grumos que pode estar aderente ou não às paredes vaginais.
O pH encontra-se igual ou menor que 4.2.
A microscopia do conteúdo vaginal (em lâmina a fresco ou corada pelo Gram) na Vaginose Citólitica revela aumento excessivo de Lactobacillus, raros leucócitos ou ausência deles, citólise (núcleos desnudos e restos celulares devido à lise das células epiteliais). Não são encontrados elementos fúngicos (hifas e/ou esporos).
O tratamento da cândida exige antifúngicos, enquanto que na Vaginose citolítica: não existe um tratamento específico uma vez que a etiopatogenia não é conhecida. Recomenda–se a utilização de medidas que, pelo menos temporariamente, alcalizem o meio vaginal, como banhos de assento e duchas vaginais com bicarbonato de sódio.
Referências
- Kraut R, Vieira-Baptista P. Recommendations for the diagnosis and treatment of vaginitis. ISSVD 2023.
- Krishnendra Varma et al. Cytolytic vaginosis: A brief review. Journal of Skin and Sexually Transmitted Diseases. December 2022.
- Russo E. Cytolytic vaginosis: unknown clinical entity?. Contemporary Jornal, v.3, n. 9, 2023.
CLIQUE AQUI e assista este conteúdo em formato de vídeo.
Dra. Maria Ascension Pallares Varela de Almeida é Professora afiliada da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC. Presidente da SOGESP – Regional ABC.

