A ABPTGIC-SP participou do 57º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em Belém, PA, entre os dias 15 e 18 de novembro. As Dras. Neila Speck e Cecilia Roteli representaram a entidade no evento, que foi organizado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).
Segundo a FEBRASGO, aproximadamente 3 mil profissionais debateram os diversos temas contemporâneos que integraram a grade científica, visando a inovação na profissão e na pesquisa.
Na edição deste ano, o tema geral foi “Conhecimento, Amazônia e Biodiversidade”.
Estratégias para melhorar o rastreamento e diagnóstico de câncer de colo uterino no Brasil – PROTOCOLO
Durante o Congresso, foi realizada uma reunião pela CNE Oncologia e CNE PTGI da FEBRASGO, na qual foi apresentada uma Proposta de Protocolo em conjunto com os relatores Prof. Jesus Paula Carvalho (SP) e Prof. Neila Maria de Gois Speck (SP), da diretoria da ABPTGI Capítulo São Paulo.
- Como prevenção primária foi apresentado o slide com a estratégia do Ministério da Saúde para Vacinação contra HPV, que a partir de 2017 amplia a vacinação também para meninos (slides).
- Na prevenção secundária foi apresentada a situação atual. A recomendação final foi consenso entre as duas comissões, concluindo que a melhor estratégia para o rastreio primário é um programa organizado, não oportunístico, baseado em testes de DNA HPV pelo alto valor preditivo negativo do teste.
Veja alguns slides apresentados.