Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia
Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia

Nova classificação da ISSVD para as lesões intraepiteliais escamosas da vulva

A International Society for the Study of Vulvovaginal Disease (ISSVD) atualizou a classificação das neoplasias intraepiteliais vulvares (NIV), simplificando a nomenclatura e destacando a importância dos marcadores imuno-histoquímicos para o diagnóstico.

Atualmente, as lesões passam a ser classificadas em duas categorias principais:

  • HPV-associated Vulvar Intraepithelial Neoplasia (HPVA-VIN) – neoplasia intraepitelial vulvar associada ao HPV;
  • HPV-independent Vulvar Intraepithelial Neoplasia (HPVI-VIN) – neoplasia intraepitelial vulvar independente do HPV.

HPVA-VIN: papel do p16

A principal característica da HPVA-VIN é a positividade para o marcador p16, tornando a imunohistoquímica um recurso essencial para estabelecer esse diagnóstico.

HPVI-VIN: avaliação do p53

Quando o p16 é negativo, a investigação passa a considerar o comportamento da proteína p53, permitindo distinguir dois subtipos:

  • p53 wild-type (selvagem);
  • p53 mutado.

Essa diferenciação tem importância prognóstica, pois os dois padrões apresentam riscos distintos de progressão para carcinoma invasivo.

  • p53 mutado: risco aproximado de 67% de evolução para câncer.
  • p53 wild-type (selvagem): risco aproximado de 28% de evolução para câncer.

Dessa forma, a avaliação imuno-histoquímica não apenas auxilia na classificação da lesão, mas também fornece informações relevantes para o manejo clínico e o acompanhamento da paciente.

Aprofunde-se no tema

Assista ao episódio do Minuto PTGI e consulte as referências bibliográficas indicadas para conhecer os fundamentos da nova classificação da ISSVD e suas implicações na prática clínica.

CLIQUE AQUI e assista este conteúdo em formato de vídeo.

 

Referência bibliográfica

Day T, Scurry J, Parra-Herran C, Fragomeni SM, Berry LK, Bevilacqua F, et al. International Society for the Study of Vulvovaginal Disease (ISSVD) terminology and classification update for vulvar intraepithelial neoplasia. Am J Obstet Gynecol. 2026. Advance online publication. doi:10.1016/j.ajog.2026.05.017.

 

Dra. Marcia Fuzaro Terra Cardial é Professora associada da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC. Chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e do Setor de Patologia do Trato Genital Inferior e colposcopia da Faculdade de Medicina do ABC. Doutora em Ginecologia pela Santa Casa SP. Presidente da ABPTGIC Nacional. Membro da Comissão Nacional Especializada em PTGI FEBRASGO.